quarta-feira, 22 de setembro de 2010


Existem dois tipos de sabedoria; a inferior e superior. A sabedoria inferior é aquela evidenciada por quanto a pessoa já sabe e a sabedoria superior por quanto ela tem consciência de que não sabe. O filosofo Grego Sócrates revolucionou a sociedade de sua época através de suas filosofias e teses, porém próximo de sua morte o mesmo declara algo que até hoje encanta;  “ apenas sei que nada sei!” demonstrando que mesmo homens reconhecidamente sábios não chegam ao ápice da sabedoria ou ao topo do conhecimento, ninguém sabe de mais ou o suficiente.
Quanto mais o individuo desenvolver a sabedoria superior, mais saberá tolerar e menos usará a sabedoria inferior para julgar e criticar. A sabedoria superior alivia a inferior culpa  e é a sabedoria superior que permite perdoar enquanto a inferior geralmente condena. O próprio Jesus nos ensina não julgar o irmão e perdoar setenta vezes sete, estimulando a sabedoria superior. A verdade é que a nossa sociedade é estimulada a condenar, tornado a posição de juiz e não de advogado. Os filmes e programas de televisão criaram os heróis do nosso século, que geralmente são violentos, fazem justiça com as próprias mãos e  impiedosos com os que o contrariam.
A sabedoria superior que leva a aplicação da sabedoria da água que faz com que os seres humanos bloqueiem menos as portas, não gastando tanto as suas energias nos confrontos, mas sim passando mais tempo procurando as janelas. A sabedoria das águas nos ensina que o liquido não procura discutir muito com os obstáculos, mas contorná-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário